Nesta segunda-feira (14), foi publicado no Diário Oficial da União, uma lista de setores em oferta, para o próximo leilão brasileiro para exploração e produção de petróleo e gás, e traz uma novidade inédita: a inclusão de blocos localizados na costa amazônica, especificamente na bacia da Foz do Amazonas, e na bacia de Parecis, localizada entre os estados de Rondônia e Mato Grosso.
Esta é a primeira vez que campos na costa amazônica são colocados em leilão. Tal inclusão promete atrair a atenção de 31 empresas nacionais e internacionais que competirão pela exploração de dezesseis regiões estratégicas. As expectativas são altas, dado o potencial energético da região.
No entanto, a exploração da Bacia dos Parecis enfrenta desafios significativos. Estudos apontam para a sobreposição de áreas de assentamento, terras indígenas e outras questões ambientais. Apesar destes obstáculos, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está empenhada em atrair investimentos para desenvolver a região, que é considerada uma nova fronteira exploratória no Brasil.