sábado, maio 24, 2025
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Gripe aviária: Uruguai, Chile e mais países suspendem compras de frango do Brasil

    Chile e Uruguai suspenderam neste sábado (17) as importações de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul (RS).

    Além deles, México, China, União Europeia e Argentina também adotaram a mesma medida nos últimos dias, seguindo protocolos sanitários internacionais. As suspensões são temporárias e, até o momento, não há data definida para retomada das compras.

    A decisão foi tomada após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar a presença do vírus na granja comercial.

    Como cada país respondeu à confirmação do vírus
    Decisão dos países importadores de carne de frango após caso de gripe aviária no Brasil:

    • China e União Europeia: Suspenderam a compra em todo o território brasileiro, conforme previsto nos acordos comerciais;
    • Chile, Uruguai México: Aplicaram suspensão temporária de forma preventiva;
    • Argentina: Condicionou a retomada à comprovação de que o Brasil está livre da doença.

    Medidas emergenciais para conter a doença


    Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou que já iniciou as ações de contenção e erradicação do foco, conforme o Plano Nacional de Contingência. O objetivo é eliminar o vírus e manter a sanidade do setor avícola.

    “As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas para anular a doença e manter a capacidade produtiva do setor”, afirmou o Ministério da Agricultura.
    Segundo autoridades, uma série de medidas emergenciais foi adotada para conter o avanço da doença. Entre as ações estão o abate sanitário das aves no local, o rastreamento de possíveis contatos com animais infectados, a eliminação de ovos e a implementação de barreiras sanitárias. Também foi decretado estado de emergência zoossanitária por 60 dias em todo o território nacional.

    A expectativa do governo e do setor é que, com a atuação rápida e os protocolos seguidos, a confiança dos parceiros comerciais seja restabelecida e as exportações sejam retomadas em breve.

    Impacto econômico


    A suspensão das exportações representa um impacto relevante para a avicultura brasileira. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), só em abril, os embarques para os seis países somaram mais de US$ 235 milhões.

    A China é o principal destino da carne de frango brasileira, com 562,2 mil toneladas exportadas em 2024, o equivalente a 10,8% das vendas externas. A União Europeia aparece em sétimo lugar, com 231,8 mil toneladas em 2023, representando 4,49% do total.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    ALMT- EXPANSÃO TVAL

    CÂMARA DE RONDONÓPOLIS CÂMARA ITINERANTE ABRIL 2025

    sábado, maio 24, 2025

    BRASIL