O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nessa sexta-feira, 23, uma nova atualização do alerta de risco aos consumidores em relação a marcas e lotes de café torrado considerados impróprios para o consumo humano. As marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial, conhecidas pela venda de “pó sabor café“, foram desclassificadas após análises laboratoriais confirmarem o descumprimento de padrões estabelecidos pelo ministério.
As irregularidades detectadas incluem a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido, bem como níveis de micotoxinas superiores ao tolerado pela legislação vigente. Tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados.
Em nota, o ministério informou que determinou recolhimento imediato dos produtos.
“O Ministério orienta aos consumidores que tenham adquirido os produtos listados deixem de consumi-los imediatamente. É possível solicitar a substituição do produto com base nas disposições do Código de Defesa do Consumidor”
Café Fake
Com a alta no preço do café, que segundo o IBGE subiu 80% em relação ao mesmo período do ano ado, um novo produto se espalhou pelos supermercados, o falso café. Na embalagem a frase “pó sabor café”, acabou sendo apelidada de café fake.