quarta-feira, maio 28, 2025
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Abril bate recorde e se torna o mês mais chuvoso em 64 anos em Cuiabá

    Abril deste ano é considerado o mês mais chuvoso dos últimos 64 anos em Cuiabá, segundo dados do instituto de meteorologia ClimaTempo. De acordo com a agência, entre os dias 1º e 22 deste mês, a capital acumulou 281,6 milímetros de chuva, um volume atípico para o período. A última vez que a capital registrou essa quantidade de chuva foi em 1961.

    Nessa quinta-feira (24), a capital mato-grossense ficou alagada após registrar temporais durante a madrugada e a manhã. A previsão é que as chuvas continuem até o fim do mês. Apesar dos dias quentes, a umidade permanece alta, o que favorece a formação de nuvens carregadas.

    Nesta sexta-feira (25), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo sobre o registro de chuvas intensas em parte de Mato Grosso e outros estados brasileiros. O alerta, previsto para acabar nesse sábado (26), aponta risco de transtornos causados pelas condições climáticas.

    De acordo com o Inmet, o estado pode registrar chuva entre 30 e 60 mm por hora, ou até 100 mm ao longo do dia, além de ventos com intensidade entre 60 e 100 km/h. Entre os riscos associados estão cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

    Segundo o Climatempo, o principal fator por trás da chuva intensa é a circulação de ventos sobre a América do Sul, que mantém o fluxo de umidade vindo da região Norte do Brasil. Em abril, é comum que as chuvas comecem a diminuir, abrindo caminho para a estiagem que se intensifica em maio.

    No entanto, este ano, o sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que costuma reduzir a umidade do ar e inibir a formação de nuvens de chuva, ainda não se consolidou no interior do país.

    Com a combinação de calor e alta umidade, as pancadas de chuva seguem frequentes em todo o estado. O dia mais chuvoso do ano até agora foi 8 de abril, quando foram registrados 92,9 mm de chuva, o que causou alagamentos em diversos pontos da capital.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    ALMT- EXPANSÃO TVAL

    CÂMARA DE RONDONÓPOLIS CÂMARA ITINERANTE ABRIL 2025

    quarta-feira, maio 28, 2025

    BRASIL