O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Junior Mendonça (PT), fez um discurso provocante e efusivo contra o prefeito eleito Claudio Ferreira (PL). Em sua fala, Mendonça acusou Ferreira de ser um “tirano” e de tentar interferir nas decisões da Câmara antes mesmo de tomar posse.
O discurso inflamado ocorreu nesta quarta-feira (11), após a aprovação de um projeto de resolução que altera o artigo 37 da Resolução nº 376, de 28 de dezembro de 2001. A mudança modifica o sistema de votação para a eleição da Mesa Diretora, tornando o voto, que antes era aberto, secreto. A nova regra prevê a utilização de cédulas impressas, cabines individuais e proíbe o uso de dispositivos eletrônicos.
As cédulas de votação serão impressas com a numeração das chapas concorrentes. Após a marcação do voto, a cédula será depositada em uma urna apropriada, garantindo o sigilo do voto. Penalidades estão previstas em caso de quebra de decoro.
A nova regra gerou críticas por impedir que vereadores declarem seus votos publicamente, sob pena de até perderem o mandato. Junior Mendonça lembrou que o voto secreto existe na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.