O casarão que já foi sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e estava abandonado há mais de seis anos, desabou após uma chuva forte, nesse domingo (27), em Cuiabá. O imóvel fica localizado na Rua 7 de Setembro, no Centro Histórico da capital.
No ano ado, o g1 mostrou a situação de abandono do local. À época, a estrutura já apresentava infiltrações, rachaduras visíveis nas paredes e um grande desgaste no reboco, chamando a atenção de quem ava pela região. Em reportagem publicada em julho de 2024, moradores e comerciantes vizinhos relataram preocupação com o risco do prédio desabar. Desde então, nenhuma intervenção foi feita.
A Prefeitura de Cuiabá informou que nesta segunda-feira (28) a presidência do Iphan esteve na capital e anunciou a reforma do prédio. O município disse que está dando apoio, mas que a obra é de competência do governo federal. O g1 entrou em contato com o Iphan, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O desabamento atingiu, principalmente, a parte superior da construção. Devido ao desabamento, um grande buraco se abriu na fachada, com tijolos e reboco despencados.
Construído no final do século 18, o casarão abrigou por anos a sede do Iphan em Mato Grosso. Desde 2018, com a mudança da unidade para outro endereço, o prédio ficou fechado e sem manutenção adequada.