Nesta terça-feira (29) durante a oitiva na Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga ações e as finanças da Santa Casa de Rondonópolis, o presidente do Conselho de istração da instituição, Jacques Paul Gervais Polet, em depoimento disparou contra a ex-presidente da instituição e atual secretária municipal de Saúde, Tânia Balbinotti. O depoimento de Jacques Paul à Câmara Municipal trouxe acusações diretas contra Tânia, que reagiu com veemência em áudios enviados a grupos de whatsapp e redes sociais, e prometeu levar o caso à Justiça.
Durante seu depoimento, Jacques Paul fez menções à atuação de Tânia na Santa Casa, indicando que ela teria utilizado sua posição para contratar pessoas em benefício próprio. A secretária não deixou barato e classificou as declarações como “mentiras” e “distorções gravíssimas”. Em tom indignado, Tânia afirmou: “O senhor Jacques Paul fez acusações pesadas contra mim e contra a minha empresa. Disse, por exemplo, que eu contratava pessoas para atuar dentro da Santa Casa, como se houvesse interesse pessoal. Isso é calunioso e difamatório”.
Tânia Balbinotti ressaltou que sua atuação na Santa Casa, entre 2019 e 2023, foi totalmente voluntária e sem remuneração. “Eu tirei o tempo da minha vida pessoal e do meu trabalho para ajudar. Fazia entrevistas na minha casa, nos finais de semana, como voluntária. Houve doações que ajudaram a reestruturar a Santa Casa, como troca de computadores e apoio ao pagamento de flexibilidade para garantias profissionais mais profundas naquele momento crítico”, explicou.
A secretária também questionou a atual gestão da Santa Casa, apontando falta de transparência e afastamento da sociedade civil. “Na época, abríamos as contas, prestávamos contas linha por linha, com eventos ocasionais. Não existia esse clima de desconfiança que se vê hoje. A pergunta que fica é: por que as doações cessaram? Por que tantas pessoas se afastaram da Santa Casa nos últimos tempos?”, provocou.
O clima de tensão aumentou quando Tânia revelou que, após gravar um vídeo para se defensor, recebeu informações de que estaria preparada para uma denúncia falsa envolvendo seu filho. “Gravei um vídeo às 18h30 e agora às 20h me ligaram avisando que estão preparando outra mentira, um crime, de que meu filho teria uma empresa. É impossível. Isso é criminoso, não tem outra palavra”, desabafou.
Tânia Balbinotti afirmou que já acionou os seus advogados e que irá processar os responsáveis pelas declarações. “Está tudo na mão dos advogados. Cada palavra dita será comprovada. Vai vir uma denúncia-crime pesado, assim como uma ação por danos morais. O que está sendo feito é muito grave”, concluiu.