Recentemente, uma notícia veiculada em alguns sites e redes sociais (principalmente no Whatsapp e Facebook) afirmou que a Citroen estaria fechando suas operações no Brasil e demitindo cerca de mais de 13 mil funcionários. No entanto, essa notícia não verdadeira e é considerada um boato. A Citroen não fez nenhum anúncio oficial sobre encerramento de operações no Brasil.
Posicionamento oficial da Stellantis e Citroën do Brasil sobre o boato
“A informação que circula nas redes sociais sobre a saída da Citroën do Brasil é totalmente improcedente e sem contato com a realidade. A Stellantis segue normalmente com suas operações industriais no país, tendo consolidado no ano ado a liderança do mercado brasileiro, com 32,9% de participação nas vendas totais e mais de 646 mil unidades comercializadas. A Citroën contribuiu para este resultado com o bom desempenho de seus modelos e crescimento de 37% nas vendas no ano ado.”
Toyota vai fechar as fábricas no Brasil?
Junto com essa fake news da Citroën, outra montadora que foi alvo de falsas notícias foi a Toyota.
O que de fato aconteceu?
No ano ado, a Toyota decidiu transferir sua produção de peças da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para outras unidades da empresa localizadas em Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP). A operação deve se estender até o fim de 2023.
Segundo a fabricante, todos os 550 funcionários da planta de São Bernardo do Campo poderão ser transferidos para as outras fábricas. “Será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC”, afirmou na época.
A Toyota declarou ainda que a transferência “tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no país”.
Há mais de 60 anos no país, a empresa não sinalizou nenhuma intenção de deixar o Brasil de forma permanente.