Queridos leitores da nossa Coluna de Política Digital, chegamos para mais uma rodada.
E estamos no mês que terão início as convenções partidárias e saberemos, definitivamente, ou não, o rumo do pleito.
Isso porque as convenções estabelecem os nomes oficiais daqueles que deixam de ser pré e am a ser candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito.
E por falar em vice -prefeito…
Depois de tanto se especular, teremos os nomes dos que vão compor as chapas majoritárias.
Como diria o grande Marcelo Rezende,
PÕE EXCLUSIVO, MINHA FILHA, DA TRABALHO PRA FAZER …
Ontem, sexta-feira, dia 05, em entrevista ao anfitrião do site Marreta Urgente, Geane Lina Teles, presidente do Sindicato dos servidores públicos do município de Rondonópolis – SISPMUR, falou, com exclusividade, que será a indicada para compor a chapa com Claudio Paisagista, pré-candidato à prefeitura. A expectativa é que a oficialização da candidatura ocorra nas convenções partidárias.
Uma boa escolha? O tempo dirá!
O fato é que essa composição traz uma sindicalista, que, apesar de estar em um partido de direita nunca escondeu de ninguém sua preferencia pelo atual presidente Lula, enquanto que na cabeça da chapa, Claudio Paisagista sempre foi um exímio defensor do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
Sinais de que a polarização em Rondonópolis pode estar chegando ao fim?
Quem viver verá!
Já no grupo dos progressistas…
As coisas parecem que não estão tão confortáveis.
Apesar de um veículo de comunicação ter noticiado a possibilidade da desincompatibilização do assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Austin – Teti, para juntar-se a chapa majoritária de Paulo José, que tem o apoio da atual gestão municipal, não houve confirmação por parte do diretório municipal do PT é nenhuma novidade, mantendo o mistério quanto ao vice-prefeito do grupo.
E a turma do Centrão?
Ah, o que não falta são nomes para compor com Thiago Silva. Vamos lá:
Adilton Sachetti, Aylon Arruda, Fausto Bortolini, Luisão, Thiago Esperança, Paulo Backes, Marchiane Fritzen e até o Coronel Bonoto foi mencionado durante essa semana como um possível vice para Thiago Silva.
Essa decisão não deve estar sendo fácil para o Deputado Thiago e seu grupo e, apesar do arco de aliança aparentar estar forte e unido, a política é como um jogo de xadrez, uma peça movimentada de forma errada pode pôr tudo a perder, afinal de contas, nessa lista tem nomes que certamente agregarão muito e outros que poderiam trazer prejuízos fatais.
Já nas parciais
Algumas desistências podem acontecer, ou seja, nomes que se lançaram como pré-candidatos podem deixar de participar do pleito, uma vez que entenderam que o jogo político exige muita estratégia, articulação, disposição de tempo e claro, de dinheiro.
O fato é que falta bem pouco para conhecermos os candidatos oficiais e, mais uma vez, essa coluna faz questão de lembrar da necessidade de se escolher com sabedoria quem irá nos representar pelos próximos 4 anos, pois nossas vidas ficam nas mãos desses que escolhemos.
Saúde, Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, Infraestrutura… enfim, todos esses serviços só são entregues com qualidade quando temos no executivo e legislativo políticos que se importam com aqueles que os colocaram lá e, infelizmente, não é o que temos vivido por parte do executivo e nem o que vemos no legislativo, com alguma poucas exceções, possíveis de se contar nos dedos de uma única mão.
Vamos avaliar com cuidado e escolher com inteligência.
As convenções começam no dia 20 de julho e finalizam no dia 05 de agosto. No dia 16 de agosto tem início oficial da campanha municipal 2024.
Acompanhe todas as informações por essa coluna e não deixe de interagir, encaminhar sugestões e opiniões.
Essas foram as Farpas da semana, senhoras e senhores!
Vou ficar por aqui, mas te encontro na próxima semana com mais Farpas de Dantas.
“As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do editorial do site ”.