Queridos leitores da nossa Coluna de Política Digital, chegamos para mais uma rodada.
Uma semana de mudanças climáticas onde o rondonopolitano raiz precisou tirar o casaco do guarda-roupa.
Mas enquanto o clima em Rondonópolis esfriou, o cenário político está pegando fogo e promete esquentar ainda mais.
Entrevistas
Logo no início da semana uma participação do vice-prefeito, Aylon Arruda, em um programa de rádio chamou bastante atenção, especialmente pela forma, digamos que, diferente, do vice-prefeito se posicionar, já que até então ele mantinha o título de “menino bonzinho”.
Aylon não poupou os pré-candidatos, especialmente o que recebe apoio do prefeito Zé do Pátio, ousando compará-lo a Dilma. Arruda, disse, ainda, que o prefeito tem deixado a gestão em segundo plano dedicando-se ao projeto de sucessão, o que tem prejudicado a cidade em reta final do mandato e isso, segundo o vice-prefeito, refletiu na avaliação da gestão que caiu.
Quanto ao outro pré-candidato, Claudio Ferreira, Aylon criticou a postura adotada, dizendo que o mesmo não tem propostas e acredita que vai vencer uma eleição com fotos abraçando o ex-presidente Jair Bolsonaro em aeroporto e que Paisagista utiliza de um projeto desenvolvido pela ex-presidente, Dilma Roussef, para se promover, que é a CNH Social.
Arruda afirma que seu rompimento com a gestão nada tem a ver com a escolha do prefeito em caminhar com seu escudo humano, Paulo José, e sim pela forma ideológica que está sendo conduzida a campanha, uma vez que a majoritária municipal do grupo do Zé declarou ser pró Lula, porém, afirmou que continua desenvolvendo seu papel como vice-prefeito, trabalhando pelo desenvolvimento econômico da cidade e sendo atendido pelos secretários sem prejuízos por conta de seus posicionamentos.
E por falar na Majoritária
Quem também esteve circulando pelas ondas do rádio foi Paulo José que negou a existência de crise ou desgaste com o pré-candidato do PT, Carlos Augustin, o Teti.
Nas últimas semanas, Teti tem adotado uma postura de afastamento do grupo. Apesar de ser pré-candidato do PT, ele é apontado como possível vice de Paulo José.
Porém, mesmo com pronunciamento de PJ, os sinais apontam diferente da retórica.
Ainda sobre um possível racha no grupo dos progressistas, durante a Ordem do Dia dessa semana, o presidente da câmara, vereador Junior Mendonça, foi questionando por um jornalista sobre a veracidade do desgaste e a resposta foi: Não vou falar sobre isso!
Para quem sabe ler, um pingo é letra e nós conseguimos decifrar!
Para finalizar a agem de Paulo José na rádio nessa semana, ele demostrou estar bastante satisfeito com o resultado das últimas pesquisas, dizendo, ainda, que as pesquisas internas mostram que uma parcela do eleitorado ainda não o conhece. “E mesmo assim, os nossos números estão bons”, afirmou.
Ora ora caríssimo, se com toda máquina pública a sua inteira disposição e todo empenho e esforço da gestão em coloca-lo em destaque, seja enchendo a cidade de outdoors com sua foto e nome e até mesmo colocando-o como apresentador de programa de TV em canal aberto o senhor diz que uma parcela do eleitorado não o conhece, essa colunista ousa dizer que é hora de rever as estratégias, pois “algo errado não está certo” nisso.
Enquanto isso…
Se o cenário político eleitoral promete muitas cenas de ação, aventura, drama e comédia, a gestão vem oferecendo cenas de péssimo gosto aos “espectadores” rondonopolitanos.
Muitos “escândalos” envolvendo servidores municipais estamparam as manchetes dos principais veículos de imprensa dessa semana atendendo os mais variados perfis de espectadores.
Sim, senhoras e senhores, aconteceu de tudo nessa semana, até servidor comissionado sendo preso por importunação sexual.
Parece que as coisas não estão fáceis mesmo lá para as bandas do palácio da cidadania.
Quanto a corrida eleitoral e suas formações de chapa…
O ex-prefeito e ex-deputado Adilton Sachette não descarta a possibilidade de uma dobradinha com o Deputado Thiago Silva.
Em entrevista a um veículo de imprensa escrita nessa semana, Sachetti disse que pode sim ser o vice de Thiago, sem problema nenhum, pois o projeto é ganhar a prefeitura e para isso é importante unir as forças, disse, ainda, que as conversas estão avançadas e logo será definido esse nome.
Uma grande vitória para o povo e mais um desgaste para a gestão.
Uma decisão do Tribunal de Contas determinou um prazo de 30 dias para que a gestão apresente um plano de ação contendo a nomeação dos responsáveis pela fixação de metas e prazos para que o município esteja em conformidade com o Plano Nacional de Educação, quanto a oferta de creches em tempo integral.
Se trata de uma representação impetrada pela vereadora Kalynka Meirelles em desfavor da Prefeitura, em razão de supostas irregularidades no cumprimento do Plano Nacional e Municipal de Educação que preconiza um percentual de escolas atuando em período integral.
Mais uma perda para gestão e um super ganho para toda população que precisa dessa garantia de segurança para seus filhos e buscar o sustento para sua família com tranquilidade.
Bom meus queridos leitores, vamos ficando por aqui, lembrando que essa semana tem feriado na quinta-feira, Corpus Christi, um feriado religioso, que se dá 60 dias após a ressurreição de Cristo, simbolizando a ultima ceia de Jesus com seus discípulos.
Portanto, aproveitem do feriado para criar muitas memórias afetivas com os seus.
Essas foram as Farpas da semana, senhoras e senhores!
Vou ficando por aqui, mas te encontro na próxima semana com mais Farpas de Dantas.
“As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do editorial do site ”.