💗 Mato Grosso realizou a captação de 36 órgãos, entre janeiro e dezembro de 2024, por meio da Central Estadual de Transplantes. Foram captados 4 corações, 10 fígados e 22 rins. Além disso, foram coletadas 552 córneas e realizados 417 transplantes de córneas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), sete estados receberam órgãos captados em Mato Grosso, sendo:
- Distrito Federal
- São Paulo
- Pará
- Rio de Janeiro
- Goiás
- Rio Grande do Sul
- Paraná
Segundo a Secretaria de Saúde, os procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a conversa com a família até a compatibilidade do órgão. Em 2024, Cartórios de Mato Grosso fizeram um mutirão de cadastramento de pessoas doadoras de órgãos.
Os pacientes que precisam de transplante de órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD) para outros estados. Os custos com viagem, estadia e alimentação, tanto do paciente quanto do acompanhante, são pagos pela SES.
Em Mato Grosso, as instituições autorizadas a realizarem transplantes são: Hospital São Mateus (transplante renal), Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia (transplantes de córneas), Instituto de Visão (transplante de córneas) e Hospital de Olhos (transplante de córneas).