Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio (PSB) parece ter dado a largada para a campanha eleitoral antes do período permitido pela legislação eleitoral, que tem início apenas no dia 16 de agosto.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o prefeito discursando em um evento chamado de caminhada, onde ele orienta militantes e apoiadores. No entanto, o que chama atenção é a ausência de pré-candidatos, que são mencionados em sua fala como se já fossem candidatos oficiais, contrariando as normas eleitorais que estabelecem o dia 20 de julho como a data a partir da qual os partidos políticos podem realizar convenções para escolha de candidatos.
No vídeo, o prefeito faz declarações contundentes, criticando a postura de alguns líderes e vereadores em relação à integração com as atividades do grupo, poupando apenas seu líder na câmara, Reginaldo Santos. “Eu quero que a minha assessoria anote esses candidatos a vereador que só sabe cobrar do prefeito, mas não está colaborando”, disse o prefeito, cobrando maior envolvimento dos vereadores e candidatos.
Além disso, Zé do Pátio destaca seus dez mandatos e a importância da lealdade ao grupo, alertando para aqueles que fazem política de forma individualista. “Não faz política só para você não, que eu vou ficar de olho”, avisa o prefeito, enfatizando a necessidade de trabalho conjunto para a candidatura majoritária.