Uma servidora da prefeitura se feriu após o teto de um centro comunitário não resistir ao temporal e desabar, no bairro Cidade Verde, em Cuiabá, nesta sexta-feira (24). O local atendia, de maneira provisória, serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS), durante reforma.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a servidora sofreu ferimentos leves e foi encaminhada para uma unidade de saúde.
Já o local, que também funcionava como biblioteca comunitária, sofreu sérios danos estruturais por conta dos ventos fortes.
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá disse que tomou as seguintes medidas:
- Recuperação de materiais que não sofreram danos;
- Realocação dos entendimentos para a Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Alta;
- Realocação da biblioteca para uma unidade de ensino mais próxima.
Situação de emergência
Na última semana, a Prefeitura da capital declarou situação de emergência no município, depois das fortes chuvas que atingiram Cuiabá nos últimos dias. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil, e é válido por 180 dias.
Segundo o documento, as ações têm como objetivo assistência e proteção à população atingida, além da reabilitação das áreas afetadas e convocação de voluntários e campanhas de arrecadação para assistência à população afetada.
O decreto também permite a dispensa de licitação para a contratação de bens, serviços e obras indispensáveis ao atendimento das demandas emergenciais, conforme o previsto no art. 75, inciso VIII, da Lei n° 14.133/2021.