Nas últimas semanas, viralizou nas redes sociais um vídeo em que uma jovem surda escutava pela primeira vez, após ar por uma cirurgia de implante coclear. Isabela Coelho nasceu com perda severa e profunda de audição, o que significa que é surda. Agora, aprende “a ouvir como uma bebê”, segundo relata a própria.
No perfil do Twitter (@surdaqueouve), Coelho compartilha a sua jornada para aprender a escutar, após o implante. O primeiro vídeo foi publicado no dia 16 de fevereiro e, hoje, já lista as músicas que mais gosta de ouvir, por exemplo.
O que é implante coclear?
Para conseguir ouvir, Coelho ou por uma cirurgia em que o implante foi instalado, já que os aparelhos auditivos convencionais não trazem benefícios. “O uso de implante coclear [IC] está indicado para habilitação e reabilitação auditiva de pessoas que apresentem perda auditiva neurossensorial, de grau severo a profundo”, explica a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO).
“O IC consiste de uma unidade interna – que é implantada durante a cirurgia — e uma unidade externa, conhecida como o processador de fala, que se parece com um aparelho auditivo, mas tem a função de captar os estímulos sonoros e encaminha-los decodificados à unidade interna através de uma antena imantada”, detalha a Universidade Federal do Espírito Santo (Uefes).